17 fevereiro 2010

Metáforas

Esta tarde, numa reunião de trabalho, usaram-se tantas metáforas que, além de notar a riqueza visual que trouxeram à discussão, fiquei a pensar em porquê estas pessoas em concreto que se sentaram à mesa hoje falaram de forma tão ilustrativa?

Especificamente, as ideias que discutimos foram ingredientes para um cozinhado, que a certa altura estava feito, e noutras ainda não. O projecto foi um restaurante, um sistema solar, um planeta. O grupo foi um canivete Suiço e se calhar iamos vender hamburgueres...

Proponho que ilustrar pontos de vista com estas imagens mais ricas do que simples linguagem técnica, tem impacto na aceitação de um ponto de vista especialmente porque numa metáfora concentramo-nos nos pontos fortes da mensagem, sem ligar a detalhes onde muitas vezes estão as discórdias. Numa metáfora sobra espaço para o nosso inconsciente encontrar os pontos que nos une e ordenar aos consciente para deixar de se focar nas pequenas diferenças.

Essa capacidade é afinal, como também foi falado esta tarde, nuclear para um estilo de vida empreendedor, para um olhar o outro de forma a encontrar sempre o que podemos aprender e aplicar no nosso projecto concreto, no nosso mundo, no nosso pais, sem ficar pelo "ah, isso na Alemanha funciona mas os meus clientes... oh, isso em S.Francisco tem sucesso, mas aqui..."

Se calhar estávamos era todos com fome, afinal foi das 12h às 14h!

Sem comentários: