24 abril 2005

Psicologia Positiva

Investigadores de um movimento relativamente recente chamado a Psicologia Positiva que se dedica a estudar a felicidade (em oposiçao ao estudo profundo e extenso das depressoes, patologias e comportamentos ditos anormais). Dizia eu, investigadores da Psicologia Positiva falam de um bem-estar subjectivo, uma felicidade que nao depende só da triologia saúde/dinheiro/amor mas da autoavalizaçao que cada um faz da sua vida.

Seligman (ex-Presidente da Associaçao Americana de Psicologia, e um dos principais mentores da Psicologia Positiva) fala de 3 niveis de felicidade:
- a vida hedonista (dos prazeres) - é o nivel mais superficial e consiste em encher o tempo com coisas que nos dao prazer;
- a vida boa - o segundo nivel, definido como a capacidade de identificar os nossos talentos e pô-los em práctica;
- a vida com sentido - é descrita por Seligman o colocar a pequena actividade de cada um ao serviço de alguma causa importante que vai mais além da rotina. (Por exemplo, nao pensar que trabalho só por um salário, se nao que com o meu trabalho contribuo para algo mais importante e transcendente.)

Assim sendo, vamos a isso, outra lista.

Coisas que me dao prazer...

Ler... Enterrar os pés na areia fria... Boiar no mar... Passear pela cidade... Ser surpreendida... Conhecer sitios novos... Aprender... Fazer saladas... Sair à noite... Dançar... Um bom café... Um bom chá... Incenso... Luzes ténues de cores quentes... Velas... Entender a arte... Cheiro a flores, a terra, a relva acabada de cortar... Uma brisa quente... Ver o nascer do sol... O ceú de Madrid... Cajus torrados com sal... Experimentar comida diferente... Acordar sem despertador... Ver as noticias... Ver um filme sem intervalos... Cantar... Sentir o calor do sol na cara... Entrar numa cama acabada da fazer... Sentir a pele macia... Um abraço do meu Pai... Fazer um estranho sorrir... Uma cançao intensa....



Sem comentários: